Luis Descalço

Formação académica

Licenciado em Matemática pela Universidade de Coimbra (1994), com Mestrado em Informática pela Universidade do Minho (1997) e Doutoramento em Matemática pela Universidade de St Andrews, Escócia (2002).

Profissão

Professor no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro desde 1997. Professor de yoga desde 2009.

Formação e experiência em meditação, yoga, massagem e acrobacia

Meditação. Pratica yoga e participa em retiros de meditação desde 2005. Coordena um grupo de meditação e reflexão que continua a reunir semanalmente desde 2009 (aveiromeditacao.blogspot.pt).

Yoga. Em 2009 fez o curso de Instrutores de Yoga Integral, pela Associação de Yoga Integral de Portugal. Em 2010, continuou a formação com a mesma escola, obtendo o grau de Professor de Yoga Integral, com certificação internacional (www.internationalyogaregistry.org/). Continua a ser membro desta associação atualmente. Aprendeu ainda Yoga Artístico com Juliana Brod, professora de Yoga Artístico com quem viveu e praticou. Dá aulas de yoga ininterruptamente desde setembro de 2009. Começou a dar aulas de acroyoga (yoga em par, yoga acrobático e massagem tailandesa) em março de 2015, após 5 anos de prática, embora já introduzisse regularmente alguns elementos de acrobacia e yoga em par nas aulas de yoga anteriormente.

Massagem. Em 2008, fez o curso geral de massagem, pelo Centro Zen, Aveiro, incluindo formação em massagem Tailandesa, Shiatsu, Californiana, Sueca e Geotermal (pedras quentes). Visitou a Tailândia onde confirmou e fidedignidade da formação em massagem Tailandesa, tendo visitado e recebido massagem no local em que é preservada, o templo Wat Pho, e em diversos outros locais. Atualmente dedica-se principalmente a esta forma de massagem.

Acrobacia. Iniciou a prática da acrobacia em par com Juliana Brod em 2010, que além de ser professora de Yoga Artístico é acrobata profissional, contorcionista, com formação em artes circenses e Mestre em Desporto pela Universidade do Porto, com quem viveu e praticou regularmente yoga e acrobacia em par durante vários anos. Participou em Agosto de 2015 numa semana de prática intensiva de acrobacia na Serra Nevada com o grupo Partner Acrobatics


Iniciativas relacionadas com o yoga 

Em Setembro de 2009 abriu, em conjunto com Sílvia Bastos, o espaço de Yoga, Meditação e Massagens - sita & rama, em Aveiro, onde continua a dar aulas. Este espaço acolhe atualmente a maior parte dos ensaios e treinos para os festivais de Yoga Criativo.

Em conjunto com Juliana Brod, organizou e participou em dois campeonatos de yoga, um em Lisboa em 2010 e outro em Aveiro em 2011. Organizou e participou ainda no campeonato Europeu na Bulgária em 2011, onde obteve o primeiro lugar em Yoga Artístico individual e também em pares (European Yoga Championship).

Fundador do projeto Yoga Criativo (www.yogacriativo.org), em conjunto com Juliana Brod, que visa incentivar a criatividade na prática do yoga, bem como a criação artística com base no asana. Organizou e participou nos quatro festivais anuais de Yoga Criativo, desde 2012. Fez várias apresentações públicas de yoga artístico, acrobático e criativo.

Começou a dar aulas de yoga no Atelier DDX em setembro de 2014, espaço que acolheu os últimos dois festivais de Yoga Criativo.

Telefone: 932536047
Comments