Yoga para crianças





YOGA PARA CRIANÇAS

Ter saúde é estar em sintonia harmoniosa com o planeta e o universo. Só se consegue estar em perfeita saúde quando se está em perfeita tranquilidade interior. Este estado conquista-se, e devemos ser educados para isto desde muito cedo. A educação do ser humano sempre privilegiou o racional, mas é necessário para o nosso equilíbrio e felicidade, dar também ênfase ao interior da pessoa: à intuição, à poesia, à arte, à criatividade, às emoções e aos sentimentos. O Yoga para Crianças visa este aspecto da educação, além de trabalhar o corpo fisicamente.

Através das aulas de Yoga, as crianças desenvolvem a flexibilidade, a força, o equilíbrio, a coordenação motora, a sociabilização, a consciência corporal e a concentração. São feitas actividades com música, com bolas, cordas, arcos, colchões. E aplicados diversos métodos do Yoga, como o Yoga Artístico, o Yoga Recreativo, o Yoga Dance, o relaxamento, a respiração, entre outros.

O Yoga que fala a linguagem das crianças: os bichinhos, a natureza, as atividades desafiadoras.

A criança aprende a relaxar e a respirar corretamente, desfrutando dos benefícios de uma prática de yoga, mas com prazer e ludicidade. Entrando no mundo da imaginação e da brincadeira!

As aulas de Yoga para crianças atendem às crianças de 02 a 12 anos, divididas em faixas etárias. A duração de uma aula depende da faixa etária das crianças. De 02 e 03 anos, em torno de 20 a 30 minutos. De 4 e 5 anos duram em torno de 30 a 45 minutos. Crianças a partir dos 6 anos podem fazer uma aula de 60 minutos.

O Yoga e a Criança

O Yoga é uma prática milenar que possui técnicas para harmonizar e equilibrar o corpo, a mente e as emoções.

Com as crianças utilizamos as técnicas para trabalhar corpo e mente, atingindo indiretamente o aspecto emocional.

A criança entra em sintonia com seu corpo, pois observa suas sensações, seus limites, suas possibilidades e suas conquistas. Desenvolve concentração e um melhor conhecimento corporal, aprendendo a respeitar o seu corpo e o dos colegas.

Desenvolve sua criatividade e expressão corporal, pois ganha espaço para imaginar, criar e se expressar.

Desenvolve suas capacidades físicas: força, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora.

Aprende a respirar melhor, compreendendo a importância de uma respiração adequada nas atividades físicas e do dia-a-dia.

Aprende a relaxar, sentindo os benefícios de um estado de relaxamento e tranquilidade para o seu corpo e mente.

Toda esta consciência focada no que se está fazendo, auxilia a criança a tranquilizar a mente e as emoções. E a conquistar amor e respeito pelo seu corpo.

Naturalmente, quando corpo, mente e emoções entram em harmonia, surgem resultados benéficos como: perda de peso em excesso, realinhamento da coluna vertebral, consciência corporal e postural, consciência da respiração e da fala, melhora na atenção e concentração e melhora do sistema imunológico.

Para obtermos o desenvolvimento integral da criança e conseguirmos atingir os objetivos descritos adiante, é necessário que se faça uma aula com espírito lúdico, prazerosa, alegre e desafiante. Com músicas, histórias, jogos, imitação de animais, atividades em duplas e em grupo e utilizando materiais diversificados.

Principais objetivos do Yoga Para Crianças:

* Favorecer espaço necessário para a expansão do movimento;

* Proporcionar o ambiente e material adequado às experiências significativas para a criança;

* Promover convívio social entre as crianças;

* Dar à criança o apoio afetivo que ela requer nesta fase;

* Colaborar com a família na orientação da criança;

* Objetivos de maturidade intelectual: estruturar e incorporar as noções de espaço, tempo, esquema corporal e número;

* Objetivos de maturidade motora: exercitar e apurar a coordenação viso-motora, a lateralidade e exercitar a tensão (contração) e relaxamento dos grandes e pequenos músculos;

* Desenvolver as capacidades físicas: força e tônus muscular, flexibilidade, equilíbrio;

* Desenvolver a criatividade e a expressão corporal.

Ministrante:

Juliana Brod, Master em Yoga Integral, com especialização em Yoga Recreativo. Formada em Ed.Física pela UFRGS e com Mestrado em Desporto para Crianças e Jovens, pela Universidade do Porto – Portugal.

Fotos:

Namaste !!!!