Luis Descalço

Formação académica

Licenciado em Matemática pela Universidade de Coimbra (1994), com Mestrado em Informática pela Universidade do Minho (1997) e Doutoramento em Matemática pela Universidade de St Andrews, Escócia (2002).

Profissão

Professor no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro desde 1997. Professor de yoga desde 2009.

Formação e experiência em meditação, yoga, massagem e acrobacia

Meditação. Pratica yoga e participa em retiros e cursos de meditação desde 2005. Coordena um grupo de meditação e reflexão que continua a reunir semanalmente desde 2009 (aveiromeditacao.blogspot.pt).

Yoga. Em 2009 fez o curso de Instrutores de Yoga Integral, pela Associação de Yoga Integral de Portugal. Em 2010, continuou a formação com a mesma escola, obtendo o grau de Professor de Yoga Integral, com certificação internacional (www.internationalyogaregistry.org/). Continua a ser membro desta associação atualmente. Aprendeu ainda Yoga Artístico com Juliana Brod, professora de Yoga Artístico com quem praticou regularmente durante 4 anos. Dá aulas de yoga ininterruptamente desde setembro de 2009. Começou a dar aulas de Acroyoga (yoga em par, yoga acrobático e massagem tailandesa) em março de 2015, após 5 anos de prática, embora já introduzisse regularmente alguns elementos de acrobacia e yoga em par nas aulas de yoga anteriormente. Em 2019 fez no Yoga Spirit, o Curso de Professor em Hatha Yoga Funcional, de 200 horas, certificado pela Yoga Alliance. 

Massagem. Em 2008, fez o curso geral de massagem, pelo Centro Zen, Aveiro, incluindo formação em massagem Tailandesa, Shiatsu, Californiana, Sueca e Geotermal (pedras quentes). Visitou a Tailândia onde confirmou e fidedignidade da formação em massagem Tailandesa, tendo visitado e recebido massagem no local em que é preservada, o templo Wat Pho, e em diversos outros locais. Atualmente dedica-se principalmente a esta forma de massagem.

Acrobacia. Iniciou a prática da acrobacia em par com Juliana Brod em 2010, que além de ser professora de Yoga Artístico é acrobata profissional, contorcionista, com formação em artes circenses e Mestre em Desporto pela Universidade do Porto, com quem praticou regularmente yoga e acrobacia em par durante vários anos. Frequentou em agosto de 2015 um curso intensivo de acrobacia de uma semana, na Serra Nevada, com o grupo Partner Acrobatics

Iniciativas relacionadas com o yoga 

Em Setembro de 2009 abriu, em conjunto com Sílvia Bastos, o espaço de Yoga, Meditação e Massagens - sita & rama, em Aveiro, onde continua a dar aulas de Acroyoga e a coordenar as reuniões de meditação. 

Em conjunto com Juliana Brod, organizou e participou em dois campeonatos de yoga, um em Lisboa em 2010 e outro em Aveiro em 2011. Organizou e participou ainda no campeonato Europeu na Bulgária em 2011, onde obteve o primeiro lugar em Yoga Artístico individual e também em pares (European Yoga Championship). Fundador do projeto Yoga Criativo (www.yogacriativo.org), em conjunto com Juliana Brod, que visa incentivar a criatividade na prática do yoga, bem como a criação artística com base no asana. Organizou e participou nos quatro festivais anuais de Yoga Criativo, desde 2012, no Museu de Aveiro em parceria com o Holmes Place e no Atelier DDX. Fez várias apresentações públicas de yoga artístico, acrobático e criativo.

Tem ministrado ao longo dos anos Workshops de Acroyoga e Massagem Tailandesa em diversos espaços em Portugal e no Brasil. 

Atualmente, dá aulas de yoga no Atelier DDX, desde setembro de 2014, e também no Holmes Place de Aveiro, desde março de 2019. Faz parte da equipa de professores do Portugal Acroyoga Festival onde ministra diversos Workshops. 

E-mail: luisdescalco@gmail.com

Telefone: 927992385

Facebook: www.facebook.com/luisdescalco